16 de abril de 2010

MODA DO SÉCULO XXI

Com o início do novo milênio, as mudanças começaram a ser muito mais aceleradas, os inúmeros acontecimentos passaram a ser vividos com muito mais intensidade, a consciência ambiental passou a ser um estilo de vida.
Esse é o período no qual a mídia passou a ter uma grande influência nas pessoas, e devido a isso o capitalismo se fortaleceu. Com o desenvolvimento da internet as pessoas tem tido cada vez menos contato físico dessa forma criando uma realidade virtual.

Na moda, o início século XXI é marcado por duas tendências, a que “nada se cria, e tudo se copia’ e a “moda vem e vai” caracterizada pela moda retro. As divas do cinema e a música perderam lugar para as drag-queens e as paradas gays, que lotam as casas noturnas e passam a exercer grande influência sobre o público.
Com fim do luxo e do glamour tudo fica desordenado, os conceitos mudam. Entra em pauta o romantismo, a ingenuidade, a inocência, a suavidade, a poesia, a calma, o amor e até mesmo uma nova filosofia hippie, no velho modelo do “Faça amor, não faça a guerra”

Devido a busca por uma identidade própria, as pessoas passaram a criar peças com seu próprio estilo, utilizando-se de materiais alternativos produzindo dessa forma o desenvolvimento sustentável. Além disso, foi o período em que as tribos urbanas tiveram uma grande popularização como a moda adolescente dos Emos e dos Geeks, o movimento “indie” popularizou-se com as bandas de rock alternativo, bitrock entre outros, o certo e errado deixou de existir.

O corpo passou a ter uma maior valorização, sendo que as roupas trouxeram uma grande busca pela sensualidade e perfeição. Também surgiu as tatuagens, os piercing e as Escovas Progressivas que deixam os cabelos cada vez mais lisos e esticados dando mais brilho.

Estamos vivendo em uma época em que tudo ocorre de forma acelerada, sendo que e a moda é baseada na maioria das vezes na releitura do passado. sendo que o que foi moda a algum tempo atraz será relida e transformada.



Autores:Alessandra Nádia Delazari e Fernando Rodrigues











Moda Anos 90

O inicio do século noventa surge como uma fase de acalmo após o glamour e a ebulição dos anos oitenta. O mundo passa por inúmeras mudanças, a tecnologia passa a acelerar o ritmo de vida da população. Em meio a estas mudanças as pessoas sentem a necessidade de segurança, verdade, e novos valores, e ao mesmo tempo a busca por entretenimento. A realidade se torna virtual e a busca pela juventude eterna se popularizou. Também foi a década marcada pelo fim do comunismo e as conseqüências da queda do muro de Berlim de 1989 virem à tona.
O inicio da década foi marcado pela influência da década anterior, trazendo junto o exagero e a euforia das cores e modelos. Na metade da década, o contrário acontece, se torna moda os modelos mais comedidos, os basic, com peças sóbrias e de corte simples. No final dos anos noventa o preto passa a ser marcado como a cor da moda e os modelos ecológicos começam a fazer sucesso. Ainda é o período onde a marca dos estilistas e as etiquetas passa a ganhar popularidade e ser sinônimo de luxo e poder. Também as super top models brasileiras começam a fazer sucesso e o Brasil começa a ser visto como produtor de moda.
Portanto, a moda dos anos noventa foi marcada pela ousadia e ao mesmo tempo a simplicidade e o luxo unido em tecidos finos e delicados. Uma década sem ma especifica identidade, caracterizada mais como uma década de ligação entre o glamour dos anos oitenta e o revolucionalismo do novo milênio, o século XXI.


Autores: Angela Luane Wandscheer e Simone Gemmer



15 de abril de 2010

Moda dos anos 80

Tempos de muitas mudanças, em todos os sentidos. A moda é influenciada pela música como o rei e a rainha do pop internacional Michael Jackson e Madonna, nacionalmente explodiram inúmeras bandas musicais de muito sucesso. No esporte o Brasil perdeu as copas do mundo, e se destacou na fórmula 1. Na política, Ronald Reagan assumia a presidência dos Estados Unidos e Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, entrava em cena. Um acontecimento que marcou o mundo foi a queda do murro de Berlin. A comunicação era baseada no rádio e televisão e na disseminação dos computadores pessoais.
Como sendo uma época de grandes mudanças, esbanjamento de dinheiro, na moda esses momentos de grande exagero eram exemplificados nos programas de TV, cinema que mostravam mulheres glamorosas, cobertas de jóias e nos artistas da época. A aparência ganha grande importância, por isso homens e mulheres seguiam cegamente a moda, o corpo bonito e saudável era essencial, por isso o sucesso do amor pelo esporte, bombando as academias. A moda era alegre, esportiva, versátil, divertida e ao mesmo tempo, sofisticada, despojada, sensual e ousada. Pois a mulher passou a ser valorizada e autônoma, representada como decidida, executiva, determinada e forte.
As roupas que mais se destacam são; calças largas, moda pauperista, casaco Power, com ombreiras, saia curta e estreita com fendas poderosas e blusas chiquérrimas. Devido a grande prática de esportes destacavam-se tênis, calçados mocassin, roupas em moletom, lycra e a calça fuseaux. As maquiagens eram bem marcadas. Os yuppies usavam ternos e gravatas, geralmente solteiros, sem filhos, trabalhavam na Bolsa e tinham carreiras brilhantes, geralmente como advogados. O yuppie masculino vestia-se com os casacos das grifes poderosas. Nessa época foi incluindo sol e praia, música pop, cocktails, óculos Ray-Ban, roupas criadas por estilistas famosos, sexo casual, masculinidade, drogas e poder.
As tribos nos anos 80 era os punks, góticos, skinheads,yuppies, new wauvers e rappers. Os punks já haviam se estabelecido e os looks mohicanos, apareciam em quase todas as partes mas depois veio a febre romântica de piratas. Astros da música como Boy George e Prince exibiam seus blazers de veludo e trajes de fantasia em shows apoteóticos. Além da influencia do estilo musical new romantics, darks, góticos, metaleiros e rastafáris, o cinema, com o filme Embalos de sábado a noite, que destacava o sofisticação das noites.
Portanto, como nos fatos históricos, com grandes mudanças a moda não deixou para menos. A moda que começou a valorizar a mulher, o corpo saudável vestido despojadamente. Nessa época tinha muita importância do dinheiro, que geralmente era aplicado na moda do momento, principalmente em seus corpos, academias, roupas elegantes, grandes jóias. Sempre influenciado pela música e o cinema.


Autores: Charles Dall Orsoletta e Patrícia Ammon


Anos 70

A década de 70 é marcada por inúmeros acontecimentos na área da política, economia, esporte, cinema, TV, moda, musica. A mulher começa a ter mais independência no mercado de trabalho, com isso surge o terno “feminino”.
Um acontecimento que afetou a moda foi à crise do petróleo. O Brasil conquista o tri-campeonato do mundo, termina a guerra do Vietnã com a derrota dos Estados Unidos, na televisão os maiores sucessos foram o Sítio do Pica-Pau-Amarelo, a Grande Família e Tom e Jerry. Depois de muito sucesso acaba a banda de rock Beatles, morre o grande rei do rock Elvis Presley, no Brasil as vozes mais marcantes da época foram Caetano Veloso, Gil Berto Gil, Roberto Carlos, Elis Regina entre outros cantores.
A moda dos anos 70 teve influência do movimento hippies, com inicio na metade da década de 60.
As tendências ditavam modelos de saias que eram variadas de longas a curtas, calças jeans bordadas bocas de sino, batas indianas, vestidos, camisas coloridas ou manchadas, blazers, blusas, pulôveres, as masculinas era o estilo de Jonh Travolta, terno branco e camisas justas de golas pontudas, calças militares usadas com uma enorme boca de sino, camurças. Os acessórios óculos redondinhos, franjas nas bolsas e de alças compridas, cintos, chapéus de palha, os sapatos plataforma, sandálias de saltos altos e finos com meias de lurex, cabelos compridos com o uso de faixa.
As cores eram fortes como o azul, vermelho, amarelo, verde, preto, branco distribuído em vários tipos de estampas, metalizados, violetas e bordo, ferrugem, laranjados, tons naturais e coloridos. E os tecidos foram uma gama de opção desde os tecidos sintéticos e também a onda dos rústicos, associando-se a blusas de lá com pontos grossos, tecidos de algodão fino.
Enfim, teve muitos acontecimentos nessa década, que marcaram historia. A mulher começa a ganhar ênfase em seus afazeres,e a moda é caracterizada pelos movimentos hippes.

Autores: Luana Goularte, Jaqueline Funk e Marcleide Schaab


DÉCADA PERDIDA - Anos 60

No início dos anos 60, o Brasil enfrentava profunda decadência, decorrente dos fracassos políticos e econômicos. A década de 60 é também reconhecida pelo Rock marcado pela banda inglesa “Os Beatles”, Roll Stones, a música era o elemento que unia os jovens do mundo, para com o além de todas as fronteiras, sociais raciais e de sexo, a rebeldia da época as drogas e os protestos foram constantes. O movimento social mais conhecido foi o dos Hippies chamado contracultura que pregava o amor livre, a vida em comunidade. No esporte o Brasil foi campeão mundial pela segunda vez. A comunicação se expandiu com a criação da rede globo e a informática se massificou. Houve avanços na medicina e astronomia e tecnologia.
No mundo devido ao contexto social, o francês André Courrèges revolucionou a moda, com a coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e com a visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas , espaciais e metálicas. Outros estilistas que fizeram história no Brasil e no mundo foram: Emilio Pucci, “Príncipe das estampas”, Pierre Cerdin, André Courreges, Paco Rabanne, Emanuel Ungaro, Karl Lagerfeld.
No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Naquela época o ideal era a juventude rebelde, uma liberdade total, sendo que assim chegou o fim da moda única.
A moda dos anos 60 não era muito diversificada possuíam: mini-saia; calça de cintura baixa; boca de sino; cores vivas, estampas florais; botinhas de verniz, de bico fino e salto baixo; botinhas brancas salto baixo; bolsas durinhas; óculos Jackie; tubinho; vestido-tubo. A mulher passou a valorizar mais o seu corpo, sendo que ousava em vestir roupas masculinas. A roupa masculina foi na época muito influenciada pelos garotos de Liverpool.
Os tecidos tinham muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, eram muito usadas as fibras sintéticas e as naturais que conquistaram a popularização no mercado, ou seja, eram roupas futuristas. Em 1960 apresentavam camisolas pretas de gola alta e blusões, como se quisesse vestir os jovens de acordo com a posição social, a elegância era a ultima inspiração dos jovens.
A maquiagem era essencial e feita principalmente para o público jovem, sendo que o foco era os olhos, as mulheres podiam utilizar cores que o efeito no final fosse o de uma criança que exagerava em pintar-se, sombras de cores escuras nas pálpebras superior e inferior com várias camadas de rímel. As perucas também estavam na moda e venderam muito, sendo que eram baratas e tinham diversas tonalidades e modelos e produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.
Em virtude dos fatos mencionados somos levados a crer que os anos 60 foram marcados por grandes manifestações na sociedade e na moda. Na metade da década de 60, a maioria das roupas industrializadas era destinada a faixa etária de 15 a 19 anos de idade, o reino da minissaia. Esses anos renovaram os conceitos de moda e assumiram uma postura desafiadora. Homens e mulheres abandonaram o estilo clássico de se vestirem mexendo com a rebeldia proposta pelo Rock Roll, o grande ritmo da época. A juventude queria desafiar todos os limites, sendo a principal responsável pelas mudanças radicais que aconteceram na moda.


Autores:Daiane Follmann e Juliane Reckziegel



5 de abril de 2010

COSTURANDO E APRENDENDO MODA



Iporã do Oeste: Iniciou novamente, na última quarta 24/ 03 /2010 a capacitação dos alunos do curso de Moda Estilismo da Escola Estadual Padre Vendelino Seidel, na escola de costura de São Miguel do Oeste- Arts e Corts. Esse convênio é estabelecido entre a empresa, que possui estrutura adequada para o aprendizado e a SDR. A disciplina de Técnicas de montagem I e II, ministradas pela professora Mírian Heep Rubin, totaliza 96 horas/aula durante dois anos letivos, respectivamente o 2º e 3º ano do curso.
O curso de moda estilismo está voltado para a criação de produtos de moda; vestimentas, acessórios, e para compreender o processo de montagem dos produtos desenhados é imprescindível que o estilista tenha noção de costura, o que evita erros de planejamento e posterior execução.
Portanto, o objetivo é proporcionar noções práticas de manuseio das máquinas de costura; sua função, passagem de linha, cuidados de preparação e montagem de peças como camiseta, calça,saia, blusas, produtos de patchwork e principalmente o entendimento das possibilidades de operações e a seqüência de montagem.
Essa é mais uma atividade realizada em nossa escola.