15 de abril de 2010

Anos 70

A década de 70 é marcada por inúmeros acontecimentos na área da política, economia, esporte, cinema, TV, moda, musica. A mulher começa a ter mais independência no mercado de trabalho, com isso surge o terno “feminino”.
Um acontecimento que afetou a moda foi à crise do petróleo. O Brasil conquista o tri-campeonato do mundo, termina a guerra do Vietnã com a derrota dos Estados Unidos, na televisão os maiores sucessos foram o Sítio do Pica-Pau-Amarelo, a Grande Família e Tom e Jerry. Depois de muito sucesso acaba a banda de rock Beatles, morre o grande rei do rock Elvis Presley, no Brasil as vozes mais marcantes da época foram Caetano Veloso, Gil Berto Gil, Roberto Carlos, Elis Regina entre outros cantores.
A moda dos anos 70 teve influência do movimento hippies, com inicio na metade da década de 60.
As tendências ditavam modelos de saias que eram variadas de longas a curtas, calças jeans bordadas bocas de sino, batas indianas, vestidos, camisas coloridas ou manchadas, blazers, blusas, pulôveres, as masculinas era o estilo de Jonh Travolta, terno branco e camisas justas de golas pontudas, calças militares usadas com uma enorme boca de sino, camurças. Os acessórios óculos redondinhos, franjas nas bolsas e de alças compridas, cintos, chapéus de palha, os sapatos plataforma, sandálias de saltos altos e finos com meias de lurex, cabelos compridos com o uso de faixa.
As cores eram fortes como o azul, vermelho, amarelo, verde, preto, branco distribuído em vários tipos de estampas, metalizados, violetas e bordo, ferrugem, laranjados, tons naturais e coloridos. E os tecidos foram uma gama de opção desde os tecidos sintéticos e também a onda dos rústicos, associando-se a blusas de lá com pontos grossos, tecidos de algodão fino.
Enfim, teve muitos acontecimentos nessa década, que marcaram historia. A mulher começa a ganhar ênfase em seus afazeres,e a moda é caracterizada pelos movimentos hippes.

Autores: Luana Goularte, Jaqueline Funk e Marcleide Schaab


Nenhum comentário:

Postar um comentário