15 de abril de 2010

DÉCADA PERDIDA - Anos 60

No início dos anos 60, o Brasil enfrentava profunda decadência, decorrente dos fracassos políticos e econômicos. A década de 60 é também reconhecida pelo Rock marcado pela banda inglesa “Os Beatles”, Roll Stones, a música era o elemento que unia os jovens do mundo, para com o além de todas as fronteiras, sociais raciais e de sexo, a rebeldia da época as drogas e os protestos foram constantes. O movimento social mais conhecido foi o dos Hippies chamado contracultura que pregava o amor livre, a vida em comunidade. No esporte o Brasil foi campeão mundial pela segunda vez. A comunicação se expandiu com a criação da rede globo e a informática se massificou. Houve avanços na medicina e astronomia e tecnologia.
No mundo devido ao contexto social, o francês André Courrèges revolucionou a moda, com a coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e com a visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas , espaciais e metálicas. Outros estilistas que fizeram história no Brasil e no mundo foram: Emilio Pucci, “Príncipe das estampas”, Pierre Cerdin, André Courreges, Paco Rabanne, Emanuel Ungaro, Karl Lagerfeld.
No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Naquela época o ideal era a juventude rebelde, uma liberdade total, sendo que assim chegou o fim da moda única.
A moda dos anos 60 não era muito diversificada possuíam: mini-saia; calça de cintura baixa; boca de sino; cores vivas, estampas florais; botinhas de verniz, de bico fino e salto baixo; botinhas brancas salto baixo; bolsas durinhas; óculos Jackie; tubinho; vestido-tubo. A mulher passou a valorizar mais o seu corpo, sendo que ousava em vestir roupas masculinas. A roupa masculina foi na época muito influenciada pelos garotos de Liverpool.
Os tecidos tinham muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, eram muito usadas as fibras sintéticas e as naturais que conquistaram a popularização no mercado, ou seja, eram roupas futuristas. Em 1960 apresentavam camisolas pretas de gola alta e blusões, como se quisesse vestir os jovens de acordo com a posição social, a elegância era a ultima inspiração dos jovens.
A maquiagem era essencial e feita principalmente para o público jovem, sendo que o foco era os olhos, as mulheres podiam utilizar cores que o efeito no final fosse o de uma criança que exagerava em pintar-se, sombras de cores escuras nas pálpebras superior e inferior com várias camadas de rímel. As perucas também estavam na moda e venderam muito, sendo que eram baratas e tinham diversas tonalidades e modelos e produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.
Em virtude dos fatos mencionados somos levados a crer que os anos 60 foram marcados por grandes manifestações na sociedade e na moda. Na metade da década de 60, a maioria das roupas industrializadas era destinada a faixa etária de 15 a 19 anos de idade, o reino da minissaia. Esses anos renovaram os conceitos de moda e assumiram uma postura desafiadora. Homens e mulheres abandonaram o estilo clássico de se vestirem mexendo com a rebeldia proposta pelo Rock Roll, o grande ritmo da época. A juventude queria desafiar todos os limites, sendo a principal responsável pelas mudanças radicais que aconteceram na moda.


Autores:Daiane Follmann e Juliane Reckziegel



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