15 de abril de 2010

Moda dos anos 80

Tempos de muitas mudanças, em todos os sentidos. A moda é influenciada pela música como o rei e a rainha do pop internacional Michael Jackson e Madonna, nacionalmente explodiram inúmeras bandas musicais de muito sucesso. No esporte o Brasil perdeu as copas do mundo, e se destacou na fórmula 1. Na política, Ronald Reagan assumia a presidência dos Estados Unidos e Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, entrava em cena. Um acontecimento que marcou o mundo foi a queda do murro de Berlin. A comunicação era baseada no rádio e televisão e na disseminação dos computadores pessoais.
Como sendo uma época de grandes mudanças, esbanjamento de dinheiro, na moda esses momentos de grande exagero eram exemplificados nos programas de TV, cinema que mostravam mulheres glamorosas, cobertas de jóias e nos artistas da época. A aparência ganha grande importância, por isso homens e mulheres seguiam cegamente a moda, o corpo bonito e saudável era essencial, por isso o sucesso do amor pelo esporte, bombando as academias. A moda era alegre, esportiva, versátil, divertida e ao mesmo tempo, sofisticada, despojada, sensual e ousada. Pois a mulher passou a ser valorizada e autônoma, representada como decidida, executiva, determinada e forte.
As roupas que mais se destacam são; calças largas, moda pauperista, casaco Power, com ombreiras, saia curta e estreita com fendas poderosas e blusas chiquérrimas. Devido a grande prática de esportes destacavam-se tênis, calçados mocassin, roupas em moletom, lycra e a calça fuseaux. As maquiagens eram bem marcadas. Os yuppies usavam ternos e gravatas, geralmente solteiros, sem filhos, trabalhavam na Bolsa e tinham carreiras brilhantes, geralmente como advogados. O yuppie masculino vestia-se com os casacos das grifes poderosas. Nessa época foi incluindo sol e praia, música pop, cocktails, óculos Ray-Ban, roupas criadas por estilistas famosos, sexo casual, masculinidade, drogas e poder.
As tribos nos anos 80 era os punks, góticos, skinheads,yuppies, new wauvers e rappers. Os punks já haviam se estabelecido e os looks mohicanos, apareciam em quase todas as partes mas depois veio a febre romântica de piratas. Astros da música como Boy George e Prince exibiam seus blazers de veludo e trajes de fantasia em shows apoteóticos. Além da influencia do estilo musical new romantics, darks, góticos, metaleiros e rastafáris, o cinema, com o filme Embalos de sábado a noite, que destacava o sofisticação das noites.
Portanto, como nos fatos históricos, com grandes mudanças a moda não deixou para menos. A moda que começou a valorizar a mulher, o corpo saudável vestido despojadamente. Nessa época tinha muita importância do dinheiro, que geralmente era aplicado na moda do momento, principalmente em seus corpos, academias, roupas elegantes, grandes jóias. Sempre influenciado pela música e o cinema.


Autores: Charles Dall Orsoletta e Patrícia Ammon


3 comentários:

  1. Muito legal, tem bastante informaçoes importantes e marcantes da moda dos anos 80.
    Mas seria bom se tivesse fotos das roupas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei tbem essa matéria!Mas tbem acho q deveria ter imagens das roupas, e citar os nomes dos estilista q mais se destacaram nessa época.Estou fazendo um trabalho sobre essa época e seria bem interessante se vocês postassem isso.
    grata Larissa

    ResponderExcluir