16 de abril de 2010

Moda Anos 90

O inicio do século noventa surge como uma fase de acalmo após o glamour e a ebulição dos anos oitenta. O mundo passa por inúmeras mudanças, a tecnologia passa a acelerar o ritmo de vida da população. Em meio a estas mudanças as pessoas sentem a necessidade de segurança, verdade, e novos valores, e ao mesmo tempo a busca por entretenimento. A realidade se torna virtual e a busca pela juventude eterna se popularizou. Também foi a década marcada pelo fim do comunismo e as conseqüências da queda do muro de Berlim de 1989 virem à tona.
O inicio da década foi marcado pela influência da década anterior, trazendo junto o exagero e a euforia das cores e modelos. Na metade da década, o contrário acontece, se torna moda os modelos mais comedidos, os basic, com peças sóbrias e de corte simples. No final dos anos noventa o preto passa a ser marcado como a cor da moda e os modelos ecológicos começam a fazer sucesso. Ainda é o período onde a marca dos estilistas e as etiquetas passa a ganhar popularidade e ser sinônimo de luxo e poder. Também as super top models brasileiras começam a fazer sucesso e o Brasil começa a ser visto como produtor de moda.
Portanto, a moda dos anos noventa foi marcada pela ousadia e ao mesmo tempo a simplicidade e o luxo unido em tecidos finos e delicados. Uma década sem ma especifica identidade, caracterizada mais como uma década de ligação entre o glamour dos anos oitenta e o revolucionalismo do novo milênio, o século XXI.


Autores: Angela Luane Wandscheer e Simone Gemmer



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